sábado, 1 de julho de 2017

Morte através da mentira

"Depois da morte de Saul, voltou Davi da derrota dos amalequitas e permaneceram dois dias em Ziclague. No terceiro dia, veio um homem do acampamento de Saul com as vestes resgadas e terra na cabeça. Chegando ele a Davi, lançou-se ao chão e se inclinou. Perguntou-lhe Davi: De onde vens? Respondeu ele: Escapei do acampamento de Israel. Disse-lhe Davi: O que aconteceu? Conta-me. Ele lhe respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos do povo caíram e morreram, assim como também Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos. Perguntou Davi ao moço que lhe trazia as novas: Como sabes que Saul e Jônatas, seu filho, são mortos? Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso ao monte Gilboa e Saul estava encostado sobre a sua lança, e os carros e a cavalaria apertavam com ele. Olhando ele para trás, viu-me e chamou-me. Eu disse: Eis-me aqui. Ele me perguntou: Quem és tu? E eu lhe respondi: Sou amalequita. Então ele me disse: Aproxima-te e mata-me, porque estou com muita vertigem, e toda a minha vida ainda está em mim. Assim me aproximei dele e o matei, porque bem sabia que ele não viveria depois de ter caído. Tomei a coroa que trazia na cabeça e o bracelete que estava no seu braço e os trouxe aqui ao meu senhor. Então Davi apanhou as suas próprias vestes e as rasgou; assim fizeram também todos os homens que estavam com ele. Prantearam, choraram e jejuaram até à tarde por Saul e por Jônatas, seu filho, pelo exército do Senhor e pelo povo de Israel, porque tinham caído à espada. Então Davi perguntou ao moço que lhe trazia a nova: De onde és tu? Respondeu ele: Sou filho de um homem estrangeiro, amalequita. Disse-lhe Davi: Como não temeste estender a mão para matares ao ungido do Senhor? Então chamou Davi um dos moços e lhe disse: Chega-te e lança-te sobre ele. E o moço o feriu, de sorte que morreu. Disse-lhe Davi: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor." 2 Samuel 1:1-16

Texto: A primeira pergunta que me vem à mente ao ler este texto é? Por que este homem morreu? Ele apenas tinha feito o que o rei mandou. Lembrei-me então do capitulo 31 de 1 Samuel,  que narra a morte de Saul. Daí encontrei a resposta. Esse homem morreu porque mentiu. 1 Samuel 31 conta que Saul pediu para que seu escudeiro o matasse mas, como este havia se negado, o próprio Saul se lançou sobre sua espada, vindo a morrer, seguido do escudeiro , que fez o mesmo.

Voltando a texto de hoje, por que então o nosso amigo amalequita inventou esta história? Sinceramente eu não faço a menor ideia. Também desconheço outra passagem bíblica que explique isto. Mas podemos aprender uma lição muito importante aqui. A mentira mata. Neste caso literalmente. Então quer dizer que, se eu abrir a minha boca para proferir algo que não seja verdadeiro, acontecerá alguma coisa comigo e vou morrer? Não necessariamente. Provavelmente vai acontecer algo muito pior. Quando eu pratico a mentira estou lentamente introduzindo a morte na minha vida. Mentiras no casamento abalam a confiança do casal e desestruturam uma família. Mentiras no trabalho podem destruir uma carreira profissional. Mentira entre pais e filhos acaba com a relação entre eles e pode gerar inúmeras maldições e problemas para ambos. Mentiras na igreja podem minar um trabalho ministerial e servir de pedra de tropeço para as pessoas ao redor ao invés de trazê-las para o Reino de Deus.

Gosto muito de meditar na Bíblia, pois nós podemos encontrar referências de Jesus do início ao fim. Ao meditar neste texto me lembrei de duas falas de Jesus sobre o assunto.

Jesus ao conversar com os judeus certa vez disse: "Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há  verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira." João 8:44

Em outra ocasião, se referindo ao Diabo como ladrão, Jesus disse: "O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." João 10:10

Temos que tomar muito cuidado, pois, ao proferirmos mentiras, estamos fazendo algo que é próprio do Diabo. E tudo o que o Diabo faz tem o objetivo de roubar, matar e destruir. Pensem nisso.

Oração: Pai, em nome de Jesus eu te peço, me livra desse mal de proferir mentiras. Não quero se agente de morte e destruição para minha vida e das pessoas ao meu redor. Que eu possa te honrar e te glorificar com cada palavra que saía da minha boca. E me perdoe, por todas as vezes que eu pequei contra ti mentindo, prejudicando alguém além de mim. Em nome de Jesus eu oro e te agradeço amém.


Texto: Guilherme Farherr da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário