terça-feira, 4 de julho de 2017

Prosperidade bíblica

Hoje mais do que em qualquer outra época da vida da Igreja o assunto prosperidade tem invadido as igrejas evangélicas, despertando uma desejo grande pelo que é material. As Igrejas que tem optado como diretriz básica do seu ministério a ênfase nesse assunto, numa ânsia de um crescimento numérico rápido, têm muitas delas, explorado esse tema até as últimas consequências, inclusive comprometendo a pureza do Evangelho.

Muitos evangélicos acham que pelo fato de serem filhos de Deus deve ser necessariamente rico financeiramente, e o argumento que usam é que se a Deus pertence à riqueza (Ag 2.8), então os seus filhos têm que ser ricos também. E o pior de tudo, é quando se ensina que se o crente não é próspero tem problema na sua vida espiritual, ou falta de fé, ou algum pecado que impede a sua prosperidade.

Mas será que no Novo Testamento é isso que é enfatizado? (Lembramos aos irmãos que um determinado assunto para ser normativo na vida da Igreja tem que ter necessariamente o respaldo do Novo Testamento, pois a revelação foi dada de forma progressiva. Se não há confirmação do Novo Testamento para um assunto do Antigo Testamento, o mesmo teve o seu valor circunstancial, mas não é normativo para a Igreja – isto é uma regra básica da Hermenêutica Bíblica, que é a ciência de interpretação dos textos bíblicos).
Não restam dúvidas de que o Novo Testamento enfatiza a prosperidade do ponto de vista espiritual. Em Efésios 1.3 nos é dito que Deus já abençoou a Sua Igreja com toda a sorte de bênçãos espirituais. Pedro disse sobre o assunto, que Deus nos deu grandes e preciosas promessas pelas quais nos tornamos participantes da natureza divina (2 Pe 1.3,4). João também tratou do assunto quando se dirigiu a Gaio, o destinatário da sua 3ª carta, dizendo que ele era um homem próspero espiritualmente (3 Jo 1,2).

A luz da Bíblia, Deus é soberano e tem gerência direta na vida de todos os seres humanos. A uns Ele dá riquezas, a outros não. “O rico e o pobre se encontraram; a todos os fez o Senhor” Pv 22.2. “Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz” Sl 115.3. Ainda sobre a questão da soberania de Deus é bom que todos saibam que ninguém pode ter coisa alguma se não lhe for dada do Céu (Jo 3.27). Tiago também via o assunto dessa maneira quando disse que toda a boa dádiva e todo dom perfeito vinha do alto, descendo do Pai das luzes (Tg 1.17).
Se você irmão tem alguma coisa, algum recurso, prosperou, não se ensoberbeça, mas adore a Deus que graciosamente lhe deu essas coisas. Se você querido irmão não tem uma vida prospera como gostaria, não se entristeça, pois Deus cuida de você com um cuidado todo especial. Observe os textos a seguir: “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão” Sl 37.25. “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem” Hb 13.5,6. Dê graças a Deus por isso em obediência ao que Ele disse em 1 Ts 5.18: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

Não estou com isso pregando um determinismo, nem sou adepto da “síndrome da Gabriela” (eu nasci assim, vou viver assim e vou morrer assim). Esforce-se, estude, trabalhe, progrida, mas não perca a sua alma por causa disso. Em Mateus 6;19-21 diz: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

A Bíblia diz que quem ama a Deus será próspero. Mas isso não significa que todo o crente vai ser rico. Deus promete nos dar aquilo que precisamos quando obedecemos e confiamos nele. Isso não é tudo que queremos mas é tudo que precisamos e que vai nos ajudar. Prosperidade na Bíblia é mais do que ganho material. Deus nos dá prosperidade espiritual: abundância de alegria, paz, amor, sabedoria... E nossa maior prosperidade foi conquistada lá na cruz com Jesus, o perdão de nossos pecados e a vida eterna: vida sem fim ao lado do nosso amado Senhor Jesus no paraíso!

sábado, 1 de julho de 2017

Morte através da mentira

"Depois da morte de Saul, voltou Davi da derrota dos amalequitas e permaneceram dois dias em Ziclague. No terceiro dia, veio um homem do acampamento de Saul com as vestes resgadas e terra na cabeça. Chegando ele a Davi, lançou-se ao chão e se inclinou. Perguntou-lhe Davi: De onde vens? Respondeu ele: Escapei do acampamento de Israel. Disse-lhe Davi: O que aconteceu? Conta-me. Ele lhe respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos do povo caíram e morreram, assim como também Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos. Perguntou Davi ao moço que lhe trazia as novas: Como sabes que Saul e Jônatas, seu filho, são mortos? Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso ao monte Gilboa e Saul estava encostado sobre a sua lança, e os carros e a cavalaria apertavam com ele. Olhando ele para trás, viu-me e chamou-me. Eu disse: Eis-me aqui. Ele me perguntou: Quem és tu? E eu lhe respondi: Sou amalequita. Então ele me disse: Aproxima-te e mata-me, porque estou com muita vertigem, e toda a minha vida ainda está em mim. Assim me aproximei dele e o matei, porque bem sabia que ele não viveria depois de ter caído. Tomei a coroa que trazia na cabeça e o bracelete que estava no seu braço e os trouxe aqui ao meu senhor. Então Davi apanhou as suas próprias vestes e as rasgou; assim fizeram também todos os homens que estavam com ele. Prantearam, choraram e jejuaram até à tarde por Saul e por Jônatas, seu filho, pelo exército do Senhor e pelo povo de Israel, porque tinham caído à espada. Então Davi perguntou ao moço que lhe trazia a nova: De onde és tu? Respondeu ele: Sou filho de um homem estrangeiro, amalequita. Disse-lhe Davi: Como não temeste estender a mão para matares ao ungido do Senhor? Então chamou Davi um dos moços e lhe disse: Chega-te e lança-te sobre ele. E o moço o feriu, de sorte que morreu. Disse-lhe Davi: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor." 2 Samuel 1:1-16

Texto: A primeira pergunta que me vem à mente ao ler este texto é? Por que este homem morreu? Ele apenas tinha feito o que o rei mandou. Lembrei-me então do capitulo 31 de 1 Samuel,  que narra a morte de Saul. Daí encontrei a resposta. Esse homem morreu porque mentiu. 1 Samuel 31 conta que Saul pediu para que seu escudeiro o matasse mas, como este havia se negado, o próprio Saul se lançou sobre sua espada, vindo a morrer, seguido do escudeiro , que fez o mesmo.

Voltando a texto de hoje, por que então o nosso amigo amalequita inventou esta história? Sinceramente eu não faço a menor ideia. Também desconheço outra passagem bíblica que explique isto. Mas podemos aprender uma lição muito importante aqui. A mentira mata. Neste caso literalmente. Então quer dizer que, se eu abrir a minha boca para proferir algo que não seja verdadeiro, acontecerá alguma coisa comigo e vou morrer? Não necessariamente. Provavelmente vai acontecer algo muito pior. Quando eu pratico a mentira estou lentamente introduzindo a morte na minha vida. Mentiras no casamento abalam a confiança do casal e desestruturam uma família. Mentiras no trabalho podem destruir uma carreira profissional. Mentira entre pais e filhos acaba com a relação entre eles e pode gerar inúmeras maldições e problemas para ambos. Mentiras na igreja podem minar um trabalho ministerial e servir de pedra de tropeço para as pessoas ao redor ao invés de trazê-las para o Reino de Deus.

Gosto muito de meditar na Bíblia, pois nós podemos encontrar referências de Jesus do início ao fim. Ao meditar neste texto me lembrei de duas falas de Jesus sobre o assunto.

Jesus ao conversar com os judeus certa vez disse: "Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há  verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira." João 8:44

Em outra ocasião, se referindo ao Diabo como ladrão, Jesus disse: "O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." João 10:10

Temos que tomar muito cuidado, pois, ao proferirmos mentiras, estamos fazendo algo que é próprio do Diabo. E tudo o que o Diabo faz tem o objetivo de roubar, matar e destruir. Pensem nisso.

Oração: Pai, em nome de Jesus eu te peço, me livra desse mal de proferir mentiras. Não quero se agente de morte e destruição para minha vida e das pessoas ao meu redor. Que eu possa te honrar e te glorificar com cada palavra que saía da minha boca. E me perdoe, por todas as vezes que eu pequei contra ti mentindo, prejudicando alguém além de mim. Em nome de Jesus eu oro e te agradeço amém.


Texto: Guilherme Farherr da Silva