quarta-feira, 29 de março de 2017

As “5 Solas” de Lutero

Martinho Lutero escreveu o que hoje é conhecido como “95 Teses” que criticavam as ações feitas pela igreja da época que estavam indo em caminho oposto a palavra de Deus, a Bíblia. Lutero pregou suas teses nas porta do castelo de Wittenberg para que todos pudessem ver. A reforma Protestante foi um grande marco da historia, que deu início a um movimento de renovação da Igreja cristã.

A reforma foi feita baseado em cinco fundamentos que foram chamados de “Solas” que são:

Sola Fide (Somente a Fé)

Esse fundamento segue que o homem só pode ser salvo mediante a fé (a exclusividade da ação pela fé). A justificação só virá através da fé que o mesmo possuir no Senhor Jesus Cristo.

Sola Scriptura (Somente as Escrituras)

A bíblia é a Palavra de Deus e somente ela tem o poder de nos dizer e direcionar como devemos levar uma vida de cristão. A bíblia é a revelação de Deus e por ela temos toda a inspiração de Deus para nossas vidas. Qualquer coisa que seja contraria a isso, deve ser descartada!

Sola Christus (Somente Cristo)

Cristo é o único e exclusivo mediador entre você e Deus. Os lideres servem apenas para guiar seus liderados para o caminho da salvação. Cristo é a verdade e ninguém pode se achegar ao Pai sem Ele (Jesus).

“E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” At 4.12.

Sola Gratia (Somente a Graça)

A salvação é um favor imerecido, ou seja, não há necessidade de que seja feito nada para alcança-la. Você não será salvo por mérito próprio, por obras, sacrifícios penitências ou compra de indulgências. A única causa eficaz da salvação é a graça de Deus sobre o pecador. Pela graça somos salvos mediante a fé, e isso não vem do homem é dom de Deus.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se gloria”. Ef 2.8 e 9.

Soli Deo Gloria (A Glória somente a Deus)

Ainda hoje, vemos que muitos pastores e lideres se acham no direito de receber certa devoção. Entendam: Respeito é diferente de idolatrar. Casos assim, infelizmente, acontecem com certa frequência. Homens que se julgam poderosos para doutrinar sem analisar as escrituras, homens que se consideram mediadores da salvação.

A Glória deve ser dada somente e exclusivamente a Deus. Glorificando ao Pai com toda a sua vida, seu modo de viver, devem ser ações que glorifiquem o nome do Senhor. Somente Ele, Deus, é digno de toda honra e glória.

“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.”
Salmos 90:2

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário