sexta-feira, 31 de março de 2017

Os 9 frutos do Espírito Santo

A vida com Jesus é como uma árvore que cresce, amadurece e dá fruto. À medida que você cresce com Jesus, o Espírito Santo transforma sua vida, tornando você mais maduro.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23

Jesus diz em Mateus 7:18-20 "A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."
Seremos reconhecidos pelo Senhor pelos frutos que produzimos, seja eles bons ou ruins. Quando vivemos segundo nossa carne, produzimos em nossa vida frutos ruins, e a bíblia diz que quem produz frutos ruins não herdarão o reino de Deus: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:19-21. Deus deseja que sejamos a imagem semelhança de Jesus, seguindo seus exemplos, atitudes e caráter, vivendo em Espirito e gerando assim bons frutos.


Veja quais são os 9 frutos do Espírito:
1. Amor
“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” 1 João 4:7        
Quando você tem o amor de Deus em seu coração, você aprende a amar mais as pessoas à sua volta e a si mesmo!

2. Alegria
“Os meus lábios gritarão de alegria quando eu cantar louvores a ti, pois tu me redimiste.” Salmos 71:23        
O crente sabe que a tristeza não dura para sempre. Mesmo nas dificuldades, você pode encontrar alegria na salvação.

3. Paz
“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” João 14:27        
Quando você confia em Deus, você aprende a largar o medo e encontra verdadeira tranquilidade.

4. Paciência
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Romanos 12:12        
A paciência vem quando você entende que Deus sabe o tempo certo para tudo. Ele promete lhe ajudar, basta crer e esperar.

5. Amabilidade
“Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.” 2 Timóteo 2:24        
Deus muda seu relacionamento com outras pessoas, ajudando você a ser menos insensível e mais amável.

6. Bondade
“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:32        
É bom fazer o bem! Quando você entende todo o bem que Deus fez por você, você vai querer fazer coisas boas para outras pessoas.

7. Fidelidade
“Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá.” Salmos 101:6        
Fidelidade é ser uma pessoa de confiança, que não volta atrás com sua palavra. Deus lhe ajuda a ser fiel a Ele e aos outros.

8. Mansidão
“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” Mateus 11:29        
Jesus era manso, tratando as pessoas com amor. Ele não procurava se vingar nem respondia com maldade a quem o tratava mal.

9. Domínio próprio
“O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.” Provérbios 29:11        
Domínio próprio é sinal de força. Deus ajuda você a agir com sabedoria, mesmo em situações difíceis.

Deixe o Espírito transformar sua vida! Cresça nos frutos do Espírito!

quarta-feira, 29 de março de 2017

As “5 Solas” de Lutero

Martinho Lutero escreveu o que hoje é conhecido como “95 Teses” que criticavam as ações feitas pela igreja da época que estavam indo em caminho oposto a palavra de Deus, a Bíblia. Lutero pregou suas teses nas porta do castelo de Wittenberg para que todos pudessem ver. A reforma Protestante foi um grande marco da historia, que deu início a um movimento de renovação da Igreja cristã.

A reforma foi feita baseado em cinco fundamentos que foram chamados de “Solas” que são:

Sola Fide (Somente a Fé)

Esse fundamento segue que o homem só pode ser salvo mediante a fé (a exclusividade da ação pela fé). A justificação só virá através da fé que o mesmo possuir no Senhor Jesus Cristo.

Sola Scriptura (Somente as Escrituras)

A bíblia é a Palavra de Deus e somente ela tem o poder de nos dizer e direcionar como devemos levar uma vida de cristão. A bíblia é a revelação de Deus e por ela temos toda a inspiração de Deus para nossas vidas. Qualquer coisa que seja contraria a isso, deve ser descartada!

Sola Christus (Somente Cristo)

Cristo é o único e exclusivo mediador entre você e Deus. Os lideres servem apenas para guiar seus liderados para o caminho da salvação. Cristo é a verdade e ninguém pode se achegar ao Pai sem Ele (Jesus).

“E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” At 4.12.

Sola Gratia (Somente a Graça)

A salvação é um favor imerecido, ou seja, não há necessidade de que seja feito nada para alcança-la. Você não será salvo por mérito próprio, por obras, sacrifícios penitências ou compra de indulgências. A única causa eficaz da salvação é a graça de Deus sobre o pecador. Pela graça somos salvos mediante a fé, e isso não vem do homem é dom de Deus.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se gloria”. Ef 2.8 e 9.

Soli Deo Gloria (A Glória somente a Deus)

Ainda hoje, vemos que muitos pastores e lideres se acham no direito de receber certa devoção. Entendam: Respeito é diferente de idolatrar. Casos assim, infelizmente, acontecem com certa frequência. Homens que se julgam poderosos para doutrinar sem analisar as escrituras, homens que se consideram mediadores da salvação.

A Glória deve ser dada somente e exclusivamente a Deus. Glorificando ao Pai com toda a sua vida, seu modo de viver, devem ser ações que glorifiquem o nome do Senhor. Somente Ele, Deus, é digno de toda honra e glória.

“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.”
Salmos 90:2

Deus abençoe!

terça-feira, 28 de março de 2017

A reforma protestante de Martinho Lutero

Ao questionar a visão de mundo teocêntrica (que coloca a religião no centro da sociedade), o humanismo renascentista foi como uma bomba que abalou as estruturas da Igreja Católica Apostólica Romana. Muitos intelectuais passaram a criticar abertamente as doutrinas católicas. Mesmo entre os religiosos surgiram pessoas que contestavam o poder excessivo que a Igreja desempenhava na sociedade.

Apesar disso, o humanismo ainda se restringia ao meio intelectual, não atingindo as camadas populares da sociedade. Essa situação somente se modificou quando as ideias humanistas chegaram à religião.

E o ambiente propício para isso foi encontrado na região da Alemanha. Pois no começo do século XVI não existia uma Alemanha unificada como conhecemos hoje. Na região existiam vários pequenos reinos e principados que, por sua vez, estavam abrigados debaixo do enfraquecido Sacro Império Romano. Na região, a economia era muito atrasada se comparada a outras áreas da Europa. A nobreza constituía a camada social dominante e a clero (padres, monges e bispos), apesar de dominarem no aspecto ideológico, não tinham o mesmo domínio político que desfrutavam em outras regiões.

Para piorar a situação de miséria do povo, no início do século XVI, chagaram a região cobradores de indulgências (documento que garantia o perdão dos pecados ao portador). Os “padres indulgentes” tinham por missão vender o máximo de documentos expiatórios que pudessem aos empobrecidos camponeses alemães.

Foi dentro deste contexto que surgiu o monge católico Martinho Lutero (1483-1546).

Lutero, assim como muitos monges da época, não concordava com a “venda do perdão” e, muito menos, com a exploração que seus conterrâneos estavam submetidos. Com isso, em outubro de 1517, Lutero afixou na porta do castelo de Wittenberg suas famosas 95 Teses. Nelas, o monge alemão, defendia a extinção das indulgências e condenava o luxo de que desfrutava o papa em Roma. Para surpresa do alto clero romano, Lutero obteve o apoio de praticamente todos os setores da sociedade alemã.

Com isso, o papa Leão X exigiu que Martinho Lutero se arrependesse e se retratasse. Como o monge negou-se, foi excomungado (expulso da Igreja) pelo papa. Fato que levou uma série de nobres alemães a se desligarem da Igreja de Roma.

Livre das limitações teológicas a que estava submetido, Lutero passou a escrever uma série de livros e tratados onde defendia a revitalização (renascimento) da Igreja. Nestes livros, Lutero estabeleceu a Bíblia como a mais alta autoridade doutrinária da Igreja. Para ele, todas as doutrinas deveriam ter a Bíblia como fundamento.

Para Lutero, a salvação era fruto direto da fé do cristão em Deus. Ao contrário do que defendiam os católicos, para o reformador, não havia intermediários entre os homens e Deus. A salvação somente poderia ser alcançada pelo relacionamento entre o fiel e Deus.

Enquanto Igreja Católica defendia ser ela mesma a intermediária entre os homens e Deus. Lutero afirmava que a Igreja não era o caminho até o Senhor, o papel da Igreja era o de apontar o caminho até Deus. Mas, mesmo que criticasse a atuação da Igreja, Lutero defendia a existência dela, pois, o fiel necessitava fazer parte da Igreja (que era o Corpo de Cristo).

sexta-feira, 24 de março de 2017

Proteja seu casamento!

Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente.

Não foi um acidente ou "um grande amor que surgiu". Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo pensando que isto só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Lembre-se de 1 Coríntios 10:12. Por isso, proteja eu casamento...

Eis algumas dicas:

Tenha bom senso com suas companhias

Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para o adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.

Tome cuidado com as confidências

A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são "uma só carne", isto é, uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposo(a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim. As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso. Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências.

Evite momentos a sós

Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado.

Vigie seus pensamentos

Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre de Colossenses 3:2.

Evite comparações

Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre-se do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.

Evite a síndrome do retorno

É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa "renasceu". Já vi inúmeros casos assim: "Eu renasci", ou "Eu me senti jovem de novo". Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal se "fossilizou", há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.

Ponha seu coração no seu lar

A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.

Invista em seu cônjuge

O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31:23). A idéia é que ele está bem vestido e vê o caráter dela pela roupa dele. Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18:22). De bom tesouro cuida-se e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento; o retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento; o retorno emocional é garantido.

Busque ajuda

Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Lembre-se de Tiago 1:5. Busque orientação de pessoas mais experientes ou de seu pastor. Evite que o problema se avolume. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1 Rs 12:6-12). Nesta busca de ajuda, evite por mais lenha na fogueira. Evite também raiz de amargura (Hb 12:15). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.

Conclusão

Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus. Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. Mas investir sem proteger é problemático. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois os vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo.

Fonte: Jornal Ágape de Limeira/SP

quarta-feira, 22 de março de 2017

Pastor que morreu no Titanic evangelizou até o último momento!

John Harper abriu mão do seu colete salva-vida para ajudar os demais passageiros!

Em 1912, a revista comercial The Shipbuilder, descreveu o Titanic como “praticamente insubmergível”. Ficou célebre também, a declaração feita em 31 de maio de 1911, quando um empregado da Companhia de Construção Naval White Star disse: “Nem mesmo Deus pode afundar esse navio”.

O pastor escocês John Harper e sua filha Nana, de seis anos de idade, estavam a bordo na noite fatídica em que morreram mais de mil e quinhentas pessoas. Quatro anos antes, a esposa de Harper falecera e ele sabia que a menina ficaria órfã aos seis anos de idade. Mesmo assim, ele a embarcou em um dos botes salva-vidas e preferiu tentar ajudar os demais.

O motivo de sua viagem era pregar em uma das maiores igrejas dos Estados Unidos na época, Moody Church em Chicago. A igreja estava esperando por sua chegada, pois não somente ele pregaria uma série de mensagens, mas daria oficialmente a resposta que aceitaria pastorear a igreja nos EUA.

Harper era conhecido como um pregador envolvente e havia sido pastor de duas igrejas na Grã-bretanha, em Glasgow e Londres. Seu estilo de pregação era adequado para um evangelista como testemunham as palavras de um pastor amigo. “Ele era um pregador do ar livre acostumado a falar para grandes públicos… Ele possuía uma grande compreensão das verdades bíblicas que lhe permitam combater com sucesso todos os ataques à fé”.

Quando o Titanic bateu no iceberg, Harper, por ser viúvo poderia ter se juntado à filha, mas optou por dar àquelas pessoas mais uma chance de conhecer a Cristo. Há registros que Harper correu de pessoa em pessoa, contando apaixonadamente aos que estavam em pânico sobre a necessidade de aceitarem a Cristo.

Quando a água começou a afundar o navio, Harper foi ouvido gritando: “Deixem as mulheres, as crianças, e os descrentes subirem primeiro nos botes salva-vidas.” Ao ouvir um homem rejeitar seu apelo para que aceitasse Jesus, Harper deu-lhe o colete salva-vida que usava e disse: “você precisa disso mais do que eu.” Até o último momento que esteve a bordo do navio, Harper pediu que as pessoas entregassem suas vidas para Jesus.

Quatro anos após a tragédia, durante uma reunião um sobrevivente do Titanic, um sobrevivente contou como foi seu contato com Harper no meio das águas geladas do Atlântico.

Ele testemunhou que ele estava se agarrando em um pedaço dos detritos quando Harper nadou até ele, fazendo duas vezes o convite bíblico: “crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.” Ele disse que rejeitou a oferta na primeira vez.

No entanto, ao ouvir o apelo sendo repetido pelo pastor, sabendo dos quilômetros de água sob seus pés, aquele homem entregou sua vida a Cristo. Logo em seguida disse que viu Harper sucumbindo ao frio e afundando. Ele concluiu seu testemunho na reunião de sobreviventes simplesmente dizendo: “Eu sou o último convertido de John Harper”.

Sua filha, Nana, foi resgatada e mandada de volta à Escócia, onde cresceu, casou-se com um pastor, e dedicou toda a sua vida ao Senhor.

Autor: Jarbas Aragão

terça-feira, 21 de março de 2017

O melhor de Deus ainda está por vir?


A frase virou mesmo um chavão e está constantemente na boca de vários irmãos. Diante dos problemas e adversidades, a palavra de “consolo” é: “Não se preocupe, o melhor de Deus para a sua vida está por vir”. O que se quer dizer com isso é que por mais que a vida tenha lá suas adversidades e problemas, aquele que sofre pode estar descansado, pois haverá um dia em que as lutas cessarão, não haverá mais pranto e nem dor.

Conquanto seja isso verdadeiro e prometido na Escritura, que afirma que o Senhor enxugará dos olhos toda lágrima (Ap 21.4), é preciso analisar o que de fato se deseja ao dizer que “o melhor de Deus está por vir”.

Se com essa frase estivéssemos almejando estar de uma vez por todas na presença física do Senhor Jesus, ela ganharia um belo sentido, porém, ao observar que ela é dita geralmente em momentos de dificuldades, fica evidente que “o melhor de Deus” que é esperado é simplesmente a ausência das tribulações. Nesse caso, perde-se a perspectiva de que o melhor de Deus já veio quando ele enviou seu Filho ao mundo (Jo 3.16) em semelhança de homens (Fp 2.7) para justifica-los pela fé e conceder a eles paz com Deus (Rm 5.1).

Quando o Senhor Jesus afirmou a seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo” (Jo 14.27), ele falava sobre a reconciliação com Deus, não sobre a ausência de problemas. Se assim não fosse, os discípulos não teriam ouvido dele que no mundo teriam aflições (Jo 16.33). A despeito disso ele ordena aos discípulos ter bom ânimo, o que demonstra que o consolo não estava em esperar a cessação das aflições, mas na certeza de que aquele que venceu o mundo estaria com eles todos os dias, inclusive em meio às dificuldades, até a consumação dos séculos (Mt 28.20).

Era a certeza de que Jesus era o melhor de Deus e, portanto, suficiente para a sua vida que levava Paulo a declarar: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.11-13). Sua alegria não dependia das circunstâncias, mas de estar na presença do Senhor Jesus. Por isso mesmo ele também podia dizer que viver para ele era Cristo, e morrer, lucro, pois sabia que estar com Cristo é incomparavelmente melhor (cf. Fp 1.21,23).

Saber que o melhor de Deus para nós, Cristo Jesus, já veio deve nos levar ao entendimento de que até as tribulações e aflições não fogem a seu controle, antes, são usadas pelo Senhor para nos tornar cada dia mais parecidos com o nosso Redentor. Isso nos leva também a colocar em prática as palavras de Tiago, que diz que devemos ter como motivo de muita alegria o passar por várias provações, entendendo que a finalidade da provação é produzir a esperança, que cumpre o seu papel ao nos tornar maduros e íntegros (Tg 1.2-4).

Como já foi afirmado, uma vida sem aflições, sem pranto e nem choro é prometida por Deus para aqueles que são de Jesus. Porém, querer estar com Jesus não por quem ele é, mas por aquilo que ele nos concede e concederá é uma atitude idólatra, que revela que amamos mais a bênção concedida do que aquele que nos abençoa.

O melhor de Deus já veio, Cristo Jesus, e se buscarmos nEle alegria e satisfação viveremos também contentes, em toda e qualquer situação.


Autor: Milton Jr.

sábado, 18 de março de 2017

Como ter a vida eterna com Deus?

Para recebermos a promessa da vida eterna e entrar no Céu é preciso nascer de novo. Esse novo nascimento é espiritual, morrendo para o pecado e recebendo uma nova vida em Jesus. Isso acontece quando você se arrepende de seus pecados e crê em Jesus como seu Senhor e Salvador.
Jesus disse que é preciso nascer de novo para entrar no Reino de Deus. O pecado mata mas Jesus ressuscita. Todos nós estávamos mortos em nossos pecados mas quando aceitamos Jesus como salvador recebemos vida nova! Quem nasce de novo procura agradar a Deus e cresce espiritualmente. O novo nascimento é uma nova oportunidade. Jesus já pagou por todos os pecados! Agora você pode viver uma vida diferente, livre do pecado, com a ajuda de Jesus. Nessa nova vida você tem a promessa da vida eterna, junto de Deus!
Veja 6 passos para o novo nascimento:

1 - Reconhecer que você é um pecador:
"pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" Romanos 3:23

2 - Arrepender-se e tomar uma posição:
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1João 1:9

3 - Confessar a Deus as ofensas:
"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." Provérbios 28:13

4 - Abandonar o pecado:
"Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão." Isaías 55:7

5 - Pedir perdão ao Senhor:
"Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador" Lucas 18:13

6 - Receber a Jesus como Senhor e Salvador:
"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: "Todo o que nele confia jamais será envergonhado". Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Romanos 10:9-13

Jesus te ama!

sexta-feira, 17 de março de 2017

Como se preparar para o fim do mundo?

A Bíblia fala muito sobre o fim do mundo – como será, quem vai ser afetado, quais os sinais que está próximo... Mas mais importante que saber tudo isso é estar preparado para quando Jesus chegar. Quando Jesus voltar, todos serão julgados por Deus, mas Jesus vai levar os salvos para o Céu, para morar com Ele para sempre. Quem não é salvo será julgado e os condenados irão para o lago de fogo, junto com o diabo.



Como podemos nos preparar para a volta de Jesus Cristo?


Ninguém sabe quando o fim do mundo vai acontecer e, quando chegar o dia, ninguém poderá escapar. A única coisa que podemos fazer para nos preparar é viver para agradar a Deus. Os salvos não precisam ter medo do fim do mundo porque Jesus já levou o castigo de nossos pecados. Quem é salvo quer viver para agradar a Deus. Se persistirmos em obedecer a Deus, não seremos apanhados de surpresa com o fim do mundo. Deus recompensará quem for fiel.
“Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.” Mateus 24:44
A Bíblia não lhe deixa na mão. Ela explica como se preparar para o fim do mundo.

1. Largar o pecado


“Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.” 2 Pedro 3:14
Apenas Jesus pode lhe limpar de todo pecado. Para ser encontrado inculpável no Dia do Senhor, você precisa se arrepender de seus pecados; pedir perdão a Deus e se ainda não aceitou, deve aceitar Jesus como seu único Senhor e salvador. Crente não é perfeito mas Deus sempre perdoa quem se arrepende. Jesus tem poder para lhe ajudar a largar o pecado.

2. Ter esperança


“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.” 1 Tessalonicenses 5:8
O fim do mundo parece assustador: calamidades, destruição e julgamento. Mas também é motivo de esperança. Quando Jesus voltar, Ele vai levar os salvos para morar com Ele no Céu! Obedeça a Deus e faça o bem, confiando que você vai ser recompensado nesse dia.

3. Apressar sua vinda


“Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda.” 2 Pedro 3:11-12
No fim do mundo, Deus irá estabelecer o bem, a paz e a justiça. Você pode começar já trabalhando por esses objetivos! Quando você faz o bem, traz paz ou promove a justiça, você está trazendo mais um pouco do Reino de Deus no mundo.

4. Encorajar os irmãos


“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:25
Se reunir com outros irmãos na igreja é muito importante. Você não pode se preparar sozinho para o fim do mundo. Você precisa da ajuda de seus irmãos e seus irmãos precisam de você!

5. Ficar firme


“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” 1 Coríntios 15:58
Você vai enfrentar muitas dificuldades, muitos desafios e muita tentação para desistir de Jesus em sua vida. Mas o Céu espera por você! Não desista, Deus vai lhe ajudar a superar as dificuldades. E, no fim do mundo, você estará preparado para receber sua recompensa.
“Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” Apocalipse 22:7

quinta-feira, 16 de março de 2017

6 ingredientes essenciais para criar uma família feliz

6 ingredientes essenciais para criar uma família feliz

Não há nada melhor que ter uma família feliz! Uma família feliz dá segurança e estabilidade aos seus membros. Em meio a tantas famílias destroçadas, a Bíblia nos dá a esperança que podemos criar uma família feliz. Basta seguir a receita de Deus para a família.

Estes são alguns dos ingredientes essenciais para uma família feliz:

1. Dose generosa de amor

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” Colossenses 3:14
Amor é o ingrediente essencial de uma família feliz. É impossível exagerar nesse ingrediente. Quanto mais, melhor! Todos na família precisam dar e receber amor.

2. Sem egoísmo

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2:4
Egoísmo é o ingrediente que estraga a receita. Na família egoísta, cada um cuida de si mesmo. Na família feliz, todos cuidam de todos!

3. Pitada de disciplina

“A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.” Provérbios 29:15
A disciplina é como o sal – é necessária mas não devemos exagerar. Sem regras, a família cai no caos. Com regras a mais, a família sufoca. Com a ajuda de Deus, podemos encontrar o equilíbrio.
(Atenção: todo mundo erra no sal de vez em quando. O mesmo acontece com a disciplina. Para solucionar o problema, acrescente perdão.)

4. Uma medida de obediência

"Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo." Efésios 6:1
Esse ingrediente é como os legumes – os filhos geralmente não gostam, mas são ótimos para a saúde. A Bíblia diz que honrar os pais dá vida longa. A sabedoria dos pais ajuda os filhos a evitar muito sofrimento.

5. Uma medida de sabedoria


"Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor." Efésios 6:4
Os pais também precisam comer os legumes! Os pais precisam dar o exemplo, vivendo de maneira correta e agindo com sabedoria perante os filhos. Não é bom irritar os filhos.

6. Dose diária de Bíblia


“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” Deuteronômio 6:6-7

A Bíblia é o arroz e o feijão da receita. A Bíblia ensina como viver. Quando a família estuda a Bíblia, todos aprendem como tornar a família mais feliz. Uma família que ama a Deus e segue a Bíblia é mais forte e mais feliz.
Autor: Bibliaon

quarta-feira, 8 de março de 2017

Mulher virtuosa, quem a achará?

O versículo 10 do capítulo 31 de Provérbios foi registrado da conversa entre a mãe do Rei Lemuel como conselho ao filho, entre outros muitos deste capítulo. Se naquela época era difícil para um homem encontrar uma mulher virtuosa, hoje é mais ainda. É importante salientar que este é o conselho inspirado de uma mãe, uma mulher, para seu filho. Homens sábios procurarão por uma mulher assim. Mulheres sábias ajustarão suas vidas para ser esta mulher.

O que é uma mulher virtuosa?

A virtude é um princípio de poder, a força de uma filha de Deus, um exemplo de pensamento e comportamento baseados em altos padrões, que incluem castidade moral, lealdade, fidelidade e pureza sexual e emocional. Para um casamento feliz, o ideal seria que tanto homem quanto mulher vivessem esse princípio ensinado neste provérbio. Deus criou o homem e a criação não se completou sem a mulher. Ele proporcionou a atração entre eles e o poder de criar vidas é Seu presente aos seus filhos. Ele ordenou o primeiro casamento.

Onde encontrar esta mulher?

Neste mundo de confusão sobre a identidade da mulher, podemos aprender mais o que é necessário para sermos mais valorosas e preciosas. O que é esta mulher é definido nos versículos seguintes, de 10 a 31. Uma mulher virtuosa o é em todo tempo, em todas as coisas e em todos os lugares. Uma mulher virtuosa teme a Deus e é sábia (Provérbios 1:7) e cumpre Seus mandamentos (Salmos 112:1). Ela rejeitará idéias sobre mulheres que são contrárias à palavra de Deus. Ela não sucumbirá às dificuldades maritais porque sua confiança está no Senhor, não nas dificuldades. Isso também vale para sua aparência onde se veste com modéstia, cuidado dos filhos, respeito aos seus pais e aos pais de seu esposo, seu temperamento e autocontrole. Uma mulher que teme ao Senhor O coloca em primeiro lugar em todas as áreas de sua vida. Ter dignidade depende de saber o próprio valor e não se deixar levar por um vento qualquer em hora de solidão ou carência.
Quem a achará?
Um homem que vê não somente sua beleza física, mas sua beleza interior, seu coração repleto de caridade, capaz de amar verdadeiramente. O homem que confia no Senhor e é diligente (Provérbios 18:22 e 19:14). O servo de Abraão procurava uma esposa para Isaque. Ele a encontrou uma que lhe deu água e aos seus 10 camelos sem que ele pedisse! Após a proposta, Rebeca estava pronta, pois temia ao Senhor, e era graciosa e diligente. (Gênesis 24:1-67)

Qual seu valor?

Seu valor é imensurável, sua influência imprescindível. Ver-se como uma filha de Deus e não aceitar ser tratada por menos que isso traduz seu valor como herdeira das bênçãos divinas reservadas para sua vida. Mundo afora, quando um homem quer se casar com uma mulher, ele lhe dá um diamante que é mais caro que um rubi. Encontrar um diamante não é difícil. Salomão ao escrever o conselho da mãe do Rei Lemuel explicou qual o valor de uma mulher virtuosa: Ela deve temer a Deus (Provérbios 31:30), ser graciosa (Provérbios 11:16 e 30:21-23), trabalhadora (Provérbios 14:1 e 31:13-29). Uma mulher virtuosa vive sua virtude e reconhece seu valor. Somente assim, ela saberá reconhecer um homem valoroso e virtuoso, se amar primeiramente.

Seu valor excede ao de jóias preciosas

Uma mulher virtuosa não precisa humilhar um homem para se amar e saber de seu valor. Ela entende seu papel na família e no casamento, como esposa, amiga e mãe. Uma esposa que teme a Deus respeitará os convênios do matrimônio (Salmos 34:9), é mais importante do que riqueza (Provérbios 15:16), fonte de felicidade e bênçãos (Salmos 128:1-4), é sábia (Salmos 111:10) e um anjo do Senhor (Salmos 34:7). Uma mãe virtuosa ensina seus filhos nesse caminho. Ela lhe ensina a respeitar todas as criaturas do Senhor. Uma mulher virtuosa não é perfeita, mas busca melhorar a cada dia independente se o mundo ou os outros façam sua parte ou não. Ela trabalha sua auto-estima para que seu sorriso traduza seu amor. Uma mulher virtuosa age com ternura e gentileza. Ela sabe usar sua feminilidade e é feliz em sua própria pele. Um homem temente ao Senhor a reconhece e respeita como filha de um Pai eterno. A grande maioria das mulheres mundo afora está buscando encontrar-se. Ajude as mulheres que você conhece a descobrirem sua virtude, e um dia serem achadas, senão por aquele homem valente e gentil, por um Pai que as criou exatamente assim, mais valorosa que qualquer pedra preciosa.

Feliz dia das mulheres!

Texto: C.A.Ayres

terça-feira, 7 de março de 2017

Como vencer o desânimo?

O desanimo é uma das piores armas do inimigo para tentar nos destruir. O problema do desânimo, é que ele acontece de forma sutil, e o inimigo fica mesmo atento às nossas fraquezas, às situações difíceis que enfrentamos e tenta nos exaurir, convencer-nos a desistir.

O perigo, é que o mais forte de nós pode ser vitima do desânimo. Enquanto vivermos iremos passar por VÁRIAS situações que nos levaram a isso. Por isso, precisamos ficar atentos e quando ocorrer, precisamos reagir buscando a Deus em oração e adoração. Na atmosfera da ORAÇÃO E ADORAÇÃO o desânimo não pode sobreviver. A boa noticia é que a Bíblia nos traz o remédio para os dias que o desânimo bater a nossa porta. Deus é um Deus de encorajamento. Disse o Senhor a Josué: “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9). Deus sabe que é difícil reagir diante de circunstâncias sombrias, por isso, ELE enviou JESUS, que passou por todas as dificuldades que nos deparamos ao longo da vida, e, nos deixou um alerta e uma solução: Disse JESUS: ”No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (João 16.33)

DEUS SEMPRE NOS MOSTRARÁ UMA NOVA PERSPECTIVA EM TUDO.

O desânimo embaralha nossa visão quando estamos desanimados, uma pedrinha no caminho se transforma em uma montanha. O desanimo é contagiante, conviver com pessoas que murmuram de ‘desanimo’ constantemente, pode nos fazer sentir assim. As pessoas com quem convivemos exercerá de alguma forma influencia sobre nós. Posto isto, a fonte do desânimo pode vir das companhias! “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes... “ (1 Coríntios 15:33).

Outra fonte do desânimo pode ser um erro que cometemos. Nessa hora, precisamos lembrar que RECONHECER O ERRO é uma marca de excelência e Deus, com sua infinita misericórdia nos dá todos os dias à oportunidade de recomeçar. Deus se opõe ao desânimo, Ele sabe que isso nos impede de viver com excelência para honrar o Seu Nome. Por mais difícil que seja a situação que estamos passando, o importante é a certeza que DEUS está conosco, Ele é o nosso auxilio nosso socorro presente na tribulação... Diante disso, temos só duas opções: ou nos entregamos ao desânimo, ou usamos a arma da Palavra de Deus para o combate.

Quando possuímos uma arma, por mais poderosa que ela seja não nos defenderá a menos que apertemos o gatilho. Da mesma forma, se apenas lermos e estudarmos a Bíblia ela não servirá de espada nem escudo. Precisamos descruzar os braços e colocar a Palavra em prática em todas as áreas da nossa vida, inclusive nos momentos de dificuldades. Deus coloca a arma mais poderosa (A Bíblia) à disposição. Geralmente somos golpeados e machucados, pois mesmo possuindo-a não apertamos o gatilho. DERRUBE o DESÂNIMO,  se não, ele vai derrubar você. MANTENHA SEUS OLHOS FITOS no Senhor e não no tamanho do seu problema. Pois maior que seus problemas, É O SEU DEUS!

Deus te abençoe :)


Compartilhe em suas redes sociais e abençoe vidas!

segunda-feira, 6 de março de 2017

Como ouvir a voz de Deus?


Esta pergunta já foi feita por inúmeras pessoas através dos tempos. Samuel ouviu a voz de Deus, mas não a reconheceu até que foi instruído por Eli (I Samuel 3:1-10). Gideão teve uma revelação física de Deus e mesmo assim duvidou do que tinha ouvido, a ponto de pedir um sinal, não uma vez, mas três vezes (Juízes capítulos 6, 17-22, 36-40)! Quando buscamos ouvir a voz de Deus, como podemos saber se é Ele mesmo quem está falando? Em primeiro lugar, temos algo que Gideão e Samuel não tinham: temos a Bíblia completa, a palavra de Deus inspirada para ler, estudar e meditar. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3:16-17). Você tem uma pergunta a respeito de determinado assunto ou uma decisão a tomar em sua vida? Veja o que a Bíblia tem a dizer sobre isto. Deus jamais guiará ou direcionará você de forma oposta ao que Ele ensinou ou prometeu em Sua Palavra (Tito 1:2).


Em segundo lugar, para ouvirmos a voz de Deus devemos reconhecê-la. Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (João 10:27). Posso pessoalmente me identificar com este verso, exceto que os animais em questão são bois e vacas. Um exemplo: havia um pequeno rancho. Sempre que Pedro ia visitá-lo, podia contar que, pelo menos uma vez por dia, sairia com seu sogro para conferir o gado. Seu sogro sai da caminhonete, fala umas poucas palavras mansamente, e logo em seguida a caminhonete está cercada de vacas, que ansiosamente esperam um bocado de feno. Mas se Pedro, igualmente, abrir a porta do meu lado da caminhonete, haverá gado espalhado de um lado a outro do pasto. Então, qual a diferença? O gado está com o sogro de Pedro pelo menos uma vez, e às vezes duas ou três vezes ao dia. Por causa de seus encontros diários com aquele que os alimenta e deles cuida, os animais se sentem confortáveis com ele, e imediatamente reconhecem um estranho entre eles. Se devemos conhecer a voz de Deus, devemos passar tempo com Ele todos os dias.

Certifique-se de passar tempo proveitoso, todos os dias, em oração, estudo da Bíblia e meditação em Sua Palavra. Quanto mais tempo você passar intimamente com Deus e Sua palavra, mais fácil será reconhecer Sua voz e liderança em sua vida. Os empregados de um banco são treinados para reconhecer falsificações, pois estudam tão de perto as notas verdadeiras que se torna fácil reconhecer uma nota falsa. Devemos estar tão familiarizados com a Palavra de Deus, que saiu de Sua boca, que quando Ele falar a nós ou nos guiar, é claro se tratar de Deus. Deus fala a nós de forma que possamos entender a verdade. Apesar de poder falar e realmente falar audivelmente às pessoas, Ele fala principalmente através de Sua Palavra; mas às vezes através do Espírito Santo a nossas consciências, através de circunstâncias e através de outras pessoas. Ao aplicarmos o que ouvimos às verdades da Escritura, podemos aprender a reconhecer Sua voz.

Deus o abençoe grandemente!

Compartilhe em suas redes sociais e abençoe vidas!